Jorge Sampaio cancela férias na Indochina
Lisboa, 07 Jul (Lusa) - O Presidente da República, Jorge Sampaio, cancelou as férias que tinha previsto gozar entre 11 e 23 de Julho na península da Indochina, disse hoje à agência Lusa fonte de Belém.
A decisão deve-se "unicamente à situação política" em Portugal, acrescentou a mesma fonte.
A Assembleia da República já tinha autorizado, por unanimidade, o Presidente da República a ausentar-se do país naquele período.
O chefe de Estado tem estado a receber personalidades e a consultar os partidos com assento parlamentar na sequência da demissão do primeiro-ministro, José Manuel Durão Barroso, que irá presidir à Comissão Europeia.
O Presidente da República poderá ainda convocar uma reunião do Conselho de Estado para avaliar as diversas opiniões sobre a crise política, apesar de ter já ouvido em Belém a maioria das personalidades que integram aquele órgão.
Jorge Sampaio terá de decidir se dissolve a Assembleia da República e convoca eleições legislativas antecipadas ou se convida o PSD (partido mais votado em 2002) a formar um novo governo.
JPS.
Lusa/Fim
Para mim, Sampaio já se decidiu - vamos ter eleições. Os membros do Conselho de Estado já foram quase todos ouvidos nas conversas que o Presidente da República tem tido nos últimos dias. Sendo assim a convocação do Conselho de Estado é, unicamente, o início do processo constitucional para a destituição do Governo e marcação de eleições antecipadas.