ESTUDO COMPARADO DOS PROGRAMAS ELEITORAIS DO PSD, PS E CDU PARA AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2005, TENDO COMO TEMA CENTRAL AS QUESTÕES DA CIDADE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
No cômputo geral nota-se uma convergência quase absoluta nas ideias para a política de cidade e ordenamento do território nos programas do PS e do PSD. O programa do PS, melhor escrito e pensado, tem mais algumas preocupações sociais do que o programa do PSD, embora contenha algumas pistas que são «autênticas auto-estradas» para a especulação imobiliária e para a neoliberalização das políticas de ordenamento do território.
Ao invés o programa do PSD ostenta autênticas pérolas de escrita, como por exemplo, quando no capítulo “Garantir Oportunidades e Condições de Habitabilidade” o PSD diz pretender assegurar “(...)o reforço estrutural dos edifícios históricos”.
Contudo tanto o PS como o PSD referem a importância central das intervenções dos privados no ordenamento territorial do país, defendem uma visão economicista do uso dos solos e sugerem que a alteração da Lei do Arrendamento Urbano será a grande resposta para todos os problemas e carências de Habitação no país.
Deste modo conclui-se que as políticas de cidade e de ordenamento do território são dos temas em que o PS e PSD mais estão de acordo, e que mais se afastam da CDU.