Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas Depois da ocultação do Não a comunicação social portuguesa afirma que foi a vitória da extrema direita francesa...
¶ 17:502 comments
sábado, maio 28, 2005
TOUS ENSEMBLE! Amanhã em França vamos todos a votos. Nunca uma eleição signficou tanto na luta dos povos europeus. O Sim da França significará a aceitação da Constituição Europeia tal como está, arrastando (ou isolando) o voto holandês e eclipsará a possibilidade de em Portugal se discutir (politicamente) a Europa. Com o Não da França nada vai ficar como dantes. Não se sabe para que lado do Não (e há Nãos que são diametralmente opostos) cairá a Europa. O que se sabe é que com o Não da França, países como Portugal, serão forçados a discutir a Europa sem demagogias.
¶ 18:000 comments
quarta-feira, maio 25, 2005
A vida corre e o blog amolece, em tempos que dão que falar. Há três assuntos sobre os quais penso escrever nos próximos dias: O Benfica e o carácter resistente e anti-capitalista deste titulo, a cidade de Carmona e Carrilho e ordinices...
¶ 13:431 comments
segunda-feira, maio 23, 2005
É sempre bom ser-se surpreendido pela entrada de novos bloggers que conhecemos de outros festivais: ENTRESONHOS
¶ 19:200 comments
Dentro dealguns dias os franceses votarão o Tratado da Constituição Europeia. Este blog pretende associar-se áqueles que defendem uma Europa mais internacionalista, solidária e democrática. Por isso, e combatendo a cortina de silêncio que a comunicação social tem instaurado sobre os defensores do não, pretende-se difundir e alargar o espectro do debate em torno do voto contra o Tratado.
¶ 09:141 comments
Não vendo compatriotas a pulular pelas ruas da cidade parto do princípio que também perdemos o Festival da Canção...
¶ 09:001 comments
quinta-feira, maio 19, 2005
O Euro já lá vai, não ganhamos o Papa, perdemos a Taça Uefa... só nos resta o Festival da Canção.
¶ 08:590 comments
quarta-feira, maio 18, 2005
Hoje estamos todos um pouco "verdes"... Lá diria Sousa Cintra - Força SPORTENG!
¶ 17:212 comments
terça-feira, maio 17, 2005
O Partido e o Povo A propósito ainda do aniversário da vitória, celebrando em 8 de Maio, os 60 anos sobre a esmagadora derrota infligida ao nazi-fascismo pelas tropas soviéticas que entraram em Berlim no final de uma longa marcha libertadora, a que se associaram à pressa os americanos, enviados sobretudo para travar o passo ao Exército Vermelho e arrecadar o bolo da Europa Ocidental, vale sempre a pena repetir que a história tem sido persistentemente mal escrita. Ou tem sido reescrita. Ou apagada. Ou transtornada. Primeiro, do lado de cá do mundo, que continuou a ser dominado pelo capitalismo. Desde há década e meia, também do lado de lá, após a derrota da União Soviética e do colapso do campo socialista. Se para o cidadão comum ocidental, tudo se resolveu no determinado dia D, com Eisenhower a comandar um desembarque e Patton aos tiros de revólver a desbaratar alemães nos pinhais da Itália, para muitos outros, menos ignorantes e menos permeáveis à ideologia dominante, não passou despercebido o contributo decisivo do povo soviético - o sacrifício de milhões de vidas e a heroicidade da resistência ao invasor - para extirpar do mundo o terror nazi.E também não passou historicamente despercebido que, para organizar e dar um rumo a essa resistência, uma direcção e um profundo ânimo ao avanço para ocidente, derrotando exércitos bem armados, enquadrados por fanáticos do terror, foi necessário um Partido profundamente ligado ao povo e às massas, que avançasse na vanguarda, dando o exemplo e erguendo bem alto as bandeiras da libertação e da justiça. E ainda que esse Partido teria de ter a orientá-lo uma direcção coesa e profundamente empenhada em salvar a pátria e o socialismo a construir-se. Surge assim, naturalmente, a figura de Stáline, que não pode ser isolada dos outros dirigentes, tal como o PCUS não podia encontrar-se isolado da vontade dos milhões de soviéticos, comunistas ou não.Mas a história, já se sabe, reescreve-se facilmente. E se, na Rússia de hoje, apesar dos tempos negros que se vivem e da obscuridade lançada desde há muito sobre os factos e os seus significados, voltam a aparecer cidades em que se dá o nome de Stáline a ruas, há logo quem, lá mesmo, venha advertir sobre os «crimes» cometidos ou não pelo revolucionário soviético. Foi o que pressurosamente fez Gorbatchov, que afirma não perdoar e alerta para este sobressalto russo que torna a elogiar Stáline. Diz ele que se não deve a vitória a Stáline. Estaríamos de acordo, se Gorbatchov pretendesse revelar que, para além do dirigente, há o povo. Certamente. O que ele não pode negar é que, se Stáline teve o seu papel na vitória ao lado do povo, Gorbatchov teve o papel principal na derrota do socialismo, acompanhado apenas por arrivistas e traidores de que se rodeou para torpedear a mais brilhante conquista da história da humanidade. Avante, 12 de Maio de 2005 (por erro meu não publiquei a autoria: Leandro Martins)
Este é um texto de opinião de um militante do PCP que não conheço. A sua opinião não está de acordo com a análise que o PCP tem vindo a fazer das causas da queda dos regimes de Leste. Esta opinião contraria as teses que (julgo a partir do XII Congresso do PCP) têm vindo a ser aprovadas. Julgo que o Avante deve ser o palco privilegiado para a discussão ideológica e como tal julgo de todo o interesse a publicação deste texto, bem como de outros em sentido contrário e que poderão estar mais de acordo com a linha política democraticamente aprovada dentro do partido. Mas que fique claro que esta não é a leitura da história de todos os militantes do PCP nem está de acordo com as Teses aprovadas nos últimos Congressos.
¶ 10:292 comments
segunda-feira, maio 16, 2005
A pedido de várias famílias foi actualizada a coluna da direita >>>>>>>>
¶ 19:082 comments
Afinal quem é que teve a alma no Caso Moderna? De quem é que se falou muito no caso Casa Pia, sem nunca ser visado? Quem é que beneficiou com a estória dos sobreiros? Há uma pessoa que consegue esta tripla...
¶ 10:060 comments
quinta-feira, maio 12, 2005
Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas Descobre-se agora, para grande espanto da populaça, que afinal já não é a malta toda do PS que são pedófilos ou têm negociatas. Agora, para os Sr. Juízes, a malta do PS até é fixe e são esses perigosos bandidos do anterior Governo quem fez a Nação andar para trás. Triste país este, em que o poder judicial vai oscilando de acordo com a alternância bipolar sem nunca se resolver nada. Segundo esta lógica, Nobre Guedes pode ficar descansado que quando o seu processo transitar para julgamento já o PSD e o PP estarão outra vez no Governo e o processo será entendido como um assassinato político que esses bandidos do PS lhe tentaram mover.
¶ 09:320 comments
Ordinices Fui eleito para a Ordem dos Arquitectos numa lista que tinha como mote Arquitectura para Todos. Embora a exclamação possa ser entendida como se quiser eu colocava em especial destaque o facto de ser uma candidatura para abrir a Ordem a todos, seja associados seja cidadãos. Que fique por isso claro (pois sei que os interessados o vão ler) que não tenho feitio para continuar a participar numa Ordem em que alguns procuram através da mesma, atingir a notoriedade que não conseguiram na sua vida profissional, como era prática de outrora. Esses, combatê-los-ei, seja como membro do Conselho Directivo Nacional ou, se entretanto se tornar incompatível com as minhas funções, como associado e em Assembleia Regional.
¶ 09:120 comments
Assisti com interesse à Convenção Nacional (Congresso) do BE, à eleição da Mesa Nacional (Comité Central) e Coordenador Geral (Secretário-Geral). Assim se constrói um Bloco (Partido), com nomes novos para coisas antigas.
¶ 09:290 comments
Louçã afirmou que o Bloco de Esquerda "é o único partido da democracia do século XXI" em Portugal. Para que coligarem-se com os outros partidos?
¶ 09:241 comments
A única luta possível, camarada e camarada, é no Parlamento. Tendo-se esgotado a possibilidade de voltar a referendar a lei, caindo o PS e BE na armadilha que os próprios criaram, exige-se que os deputados tenham bom senso e resolvam este problema que se arrasta pelo Portugal obscuro e medieval.
¶ 09:160 comments
terça-feira, maio 03, 2005
A receita Um pedaço de aldrabice, rasgos de intolerância, raspas de estupidez e uma cartilha do século passado dá isto...
¶ 10:231 comments
Para mim, que nasci depois do 25 de Abril, é dificil conceber este senhor como um dos lideres da crise de 62.
¶ 09:030 comments
Notícias da Resistência | desde Agosto de 2003
m@il | tiagoms3@yahoo.com.br
"(...) porque Cavaco simboliza aquilo que mais náuseas me provoca: a banalização de tudo, o sucesso ranhoso e vazio, o atropelo dos valores e das pessoas, o autoritarismo descabelado, a demagogia, o nacional-carreirismo e os favores, a aldrabice e a cunha, a indiferença, o elogio da pirosice, a ignorância e a escandalosa nulidade cultural, etc, etc..." Al berto, "NEM MAIS - jornal do movimento de jovens apoiantes incondicionais de sampaio", 1995